Rendimento Escolar dos seus Filhos

Como é que o aproveitamento escolar dos seus filhos pode melhorar?

por João Martinho

Os seus filhos deitam-se tarde e de manhã, comem qualquer coisa á pressa? A manteiga, faz parte e é imprescindível no pequeno almoço? Lá em casa, só se gasta pão sem fibras?
 
Sabemos que o rendimento escolar dos nossos filhos dependem de um conjunto de factores que os pais controlam melhor e de outros, que os pais controlam pior. Dentro dos factores  que os pais estarão em condições de controlar melhor ( poderão estar, a hora de deitar, o tipo de alimentação, a hora e o tempo necessário para as refeições, etc). A questão que mais nos preocupa aqui, resulta do equilíbrio que deve existir entre, o tempo necessário e dedicado a cada refeição, uma alimentação equilibrada e o numero de horas de sono necessário, à eliminação do cansaço, faltas de concentração, irritabilidade, ansiedade e stress.
 
Com estes três fatores, tempo, nutrientes/alimentos e horas de sono, as famílias podem concorrer para corrigir e melhorar o crescimento e o desenvolvimento dos seus filhos de forma equilibrada, o que pode querer dizer, criar defesas durante a noite e à hora do pequeno almoço, para as exigências que eles tem que responder, quer nas suas tarefas regulares de um dia escolar normal, quer na sua preparação para os exames, quer nas condições físicas e intelectuais para a prestação de provas de aferição.
 
As doze horas que passam em média, desde a hora do jantar até á hora do pequeno almoço, faz com que qualquer alimento recebido pelo nosso organismo seja totalmente absorvido e é por isso necessário, ter o cuidado com o tipo de alimentos que escolhemos para a refeição mais importante do dia, o pequeno almoço.
 
Para combater essa falta de alimento durante um tão longo período de tempo, aconselhamos o nosso pão, de centeio, alemão, com sementes, integral, ou enriquecido com outros nutrientes (ferro, ómega 3, etc) que não apenas, as fibras dos cereais existentes nessas farinhas.
 
Se gosta de pão ao pequeno almoço, com estas escolhas, não deverá usar manteiga, doces, compotas, geleias, desde que se verifiquem problemas de peso com os seus filhos. Se não for esse o caso, ou seja, filhos sem problemas de peso e com uma prática de desporto regular, federado ou não, poderá estipular, em vez de erradicar totalmente, o sábado, como o dia, para degustar aquelas pequenas atrocidades que falámos atrás e que sabem tão bem, tão próprias dos nossos hábitos alimentares mais profundos.
 
Numa perspetiva de aumentar o rendimento escolar (resistência á fadiga, falta de concentração, ansiedade e stress), depois de uma boa noite de sono (em média oito horas/dia em idades em crescimento) será necessário um pequeno almoço, equilibrado e rico em nutrientes. Com as nossas variedades de pão poderá praticar um tipo de alimentação saudável, utilizando, por exemplo, o queijo fresco, o requeijão, o fiambre de frango ou de peru, alface, tomate, um sumo de laranja natural, um iogurte, entre outros alimentos, com, baixo ou nenhum teor de gordura.
 
Com esta solução, beneficia de uma das características nutricionais do pão, face a outros alimentos.  Com uma pequena porção, (100 gramas ao pequeno almoço), consegue-se eliminar o apetite depois de doze horas sem comer, retirar o prazer da refeição e obter uma alimentação equilibrada.
 
Subscreva ao plano de entregas em casa do Clube do Pão & Gourmet e tenha a nossa seleção de pão cozido com as melhores farinhas para obter uma alimentação equilibrada! Junte as horas de sono necessárias e, tenha os seus filhos prontos diariamente, para darem o rendimento que necessitam durante o ano escolar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *